segunda-feira, novembro 7

É com “u”, porra!

Há poucas coisas que me irritam mais do que ouvir falar mau Português, sobretudo por parte de quem tem obrigação de falar bom Português. Nas televisões, então, é de bradar aos céus… Há dias, ouvi numa reportagem mais uma daquelas calinadas primárias, típicas de quem fala de qualquer maneira e se esquece que há milhões de pares de ouvidos atentos e, inclusivamente, alguns dispostos a aprender. Por favor pronunciem “funcionários” e não “foncionários”. É como “cumprimentar” e não “comprimentar”. É com “u”, porra!

8 Comments:

Blogger mfc said...

E o "interviu" em vez de interveio!!!

7/11/05 6:55 da tarde  
Blogger Cadelinha Lésse said...

Essa também... até o "nosso" primeiro cai na asneira! Também, é engenheiro... ao que dizem, claro, que eu nunca o vi engenheirar! Nem a governar, sequer...

7/11/05 6:57 da tarde  
Blogger Cadelinha Lésse said...

Pois, o outro também dizia (e diz) "pogresso".

7/11/05 7:58 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

E concelho em vez de conselho...Tenho um amigo meu... para não falar de outros. Boa semana:)

7/11/05 8:14 da tarde  
Blogger susana said...

é o nosso Portugal e nós nada podemos fazer (excepto revoltarmo-nos)

7/11/05 10:25 da tarde  
Blogger Rosario Andrade said...

Concordo! Nao ha nada mais enervante do que pessoas nos media a assassinar a lingua... devia ser um crime publico! Haver um ministerio ou uma especie de cacadores furtivos que os cacassem e lhes dessem uma ennsaboadela!
Abracicos!

8/11/05 10:17 da manhã  
Blogger lampejo said...

Digamos que errar é humano, quem nunca errou?!
E quanto ao nosso primeiro, eu cá não o chamaria de engenheiro, afinal a palavra deveria sim qualificar uma profissão, a mania dos portugueses para os "doutorismos", em mais nenhum outro país da Europa se usa esse tipo de tratamemto...

8/11/05 3:07 da tarde  
Blogger Unknown said...

e as outras calinadas, Lésse? Há dias o Narigudo da RTP estava a anunciar em directo a confusão que pairava em Mar del Plata (Argentina) sobre a Cimeira ('Cumbre' em castelhano) das Américas, quando o dito anunciou "confrontos na localidade La Cumbre em Mar del Plata". LOL. Haja sapiência.

Bjzzz com "zzz"

8/11/05 5:27 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home