terça-feira, outubro 25

Efémera

Há quem goste da vida tal como ela é. Eu, por mim, prefiro as coisas simples, como as colheres de café, o cheiro dos lápis… e as histórias que me dizem alguma coisa e, sobretudo, me deixam a pensar (sempre tenho o que fazer em noites de insónia…). Isto a propósito de um certo anúncio de uma certa operadora de comunicações móveis. Fala-nos essa história de um certo bicho, efémera de seu nome: insecto da família dos efemerídeos, cujas larvas são aquáticas e que, uma vez em estado adulto, vive umas horas ou dias. Isto é o que diz o dicionário da Academia, pois o anúncio é mais redutor e garante que a dita cuja vive só um dia. E pensam que a efémera se importa com isso? Népia. Ela joga ténis, faz surf, malabarismos… trinta-por-uma-linha (tantos quantos trinta-por-uma-linha-podem-caber-em-um-dia)… e ainda lhe sobra tempo, vejam bem, para amar. Lá no anúncio, vê-se o efémero a ir buscar uma flor e oferecê-la à sua efémera de estimação. O que fazem depois, a gente não vê, que até efémera precisa de recato em chegando a hora. A moral da história é mais ou menos esta: a efémera só vive um dia e curte à brava a vida que tem. Nós, humanos, que temos anos de vida, andamos aqui a engonhar. Quantos de nós podem realmente afirmar que fazem o que gostam, quando gostam, com quem gostam?

8 Comments:

Blogger mfc said...

olha que, por vezes, engonhar é bem bom!
Quanto à pergunta final... acho que muito poucos!

25/10/05 8:46 da tarde  
Blogger susana said...

fantástico! adorei o blog!


um abraço,
pastora de estrelas

25/10/05 11:22 da tarde  
Blogger maria said...

:)
eu gosto do dito anúncio! mas gosto mais ainda da vida num só dia d'Os Sonhos de Einstein...
Quanto ao fazer o que se gosta, quando se gosta e com quem se gosta... bom..., quer dizer..., é assim..., bem... isto é... pois... ora...
Tem dias!

25/10/05 11:27 da tarde  
Blogger dulcehelenaguerreiro said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

26/10/05 1:09 da manhã  
Blogger maria said...

Ah, e há coisas que só com quem se gosta podem existir para ser boas! ;)

[quanto à efémera... eu até gosto da rede dela! e, caríssima cãopanheira, o que a leva a dizer que é um efémero que leva a florzinha à efémera??? tsc tsc tsc... pois eu achei que era a dita cuja voadorazinha que resolvia levar o presente florido ao dito cujo que a esperava...]

26/10/05 1:35 da manhã  
Blogger Rosario Andrade said...

... coisas de exilada... nao conheco o anuncio! Mas concordo contigo. Perdemos MUITO tempo... tempo precioso. Com solidoes, com pessoas que o nao merecem... tu sabes, Lessinha! Pelo menos o efémero, num so dia e vivendo intensamente consegue encontrar a sua efemera... e nos por vezes passamos a vida toda a procura e ...
Bjinho

26/10/05 9:55 da manhã  
Blogger GNM said...

Ài Lésse... não me deprimas....
Só me fazes pensar em coisas tristes...

Mas, obviamente tens toda a razão (and that´s the big problem).

Fica bem e continua a sorrir!

26/10/05 10:44 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Coincidência ou não, já estive para falar desse assunto (anúncio). Portanto, aproveito e faço tuas as minhas palavras ;) Gostei de passar por aqui, tens um cantinho muito agradável que merece uma leitura atenta. Parabéns.

26/10/05 4:56 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home