sábado, junho 25

Para o JRD


Americano, cubano, filipino, do Nilo, da Nova Guiné… Também o há de focinho delgado, de água doce, siamês e, por incrível que pareça, anão. Eis-nos no reino dos crocodylidae, essa temível família de répteis que é composta por 14 espécies. Não sabemos se todas têm capacidade para chorar, mas estamos em condições de assegurar que alguns exemplares chegam a pesar aí uns 500 quilitos, em sete metros de bicho. Nada mau, hã? Vistas bem as coisas, sete metros não são nada, pois estes simpáticos animais de estimação já chegaram a medir muito mais, quando o mundo era mundo e andavam por cá dinossauros dos verdadeiros. Dizem… Mesmo assim, ocupam o primeiro lugar em termos de tamanho no ranking dos que rastejam (vulgo répteis, mas, neste caso, animais) e podem viver até aos 80 anos.
Predadores de tudo e mais alguma coisa, os crocodilos habitam nas Américas, em África, na Ásia e na Austrália, onde por vezes são vistos em pleno oceano. Também podemos vê-los nas malinhas de mão, nos cintos e a cobrir os pezinhos de quem não tem vergonha na cara e usa artigos feitos com a sua pele. Adiante.
Têm umas pálpebras transparentes que lhes permitem enxergar debaixo de água. Na pele têm umas saliências que evitam a entrada de água na garganta e nos ouvidos. São animais de sangue frio, pois claro, e alguns libertam o excesso de calor abrindo aquela boquinha pequena que todos nós conhecemos.
As fêmeas são muito trabalhadoras. Costumam pôr entre 25 e 100 ovos em ninhos que fazem a partir de lama, areia e plantas. Para partir o ovo, a cria usa um dente temporário que lhe nasce nas fuças… Em cada dez, apenas um sobrevive.
Esclarecimento: eu queria colocar uma foto mais bonita, mas, como devem calcular... é difícil. Não percam, no próximo episódio, o BEIJA-FLOR...

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Sou uma hiena com ciúmes. HiHiHi!

25/6/05 7:58 da tarde  
Blogger Cadelinha Lésse said...

Mau...

25/6/05 8:12 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home