domingo, fevereiro 19

O país dos três "efes"

Reza o número 4 do artigo 41º da Constituição da República Portuguesa: “As igrejas e outras comunidades religiosas estão separadas do Estado e são livres na sua organização e no exercício das suas funções e do culto”. Daqui se extrai um dos princípios basilares da democracia, consagrado, como muitos outros – embora nem sempre reduzidos a escrito –, no texto constitucional de 1976. Tal princípio é o de que Portugal é um estado laico (ou seja, não religioso). Um estado em que, em teoria, “ninguém pode ser privilegiado” nem “beneficiado” em função da raça, do sexo, das convicções políticas, da orientação sexual e… da religião – leia-se o número 2 do artigo 13º, que consagra o princípio da igualdade. Pois bem, hoje sinto que a minha laicidade está a ser profundamente violada pelas televisões, incluindo a televisão do Estado.

9 Comments:

Blogger GNM said...

São estas as vantagens de te conhecer: Ter a secção de comentários toda por minha conta!!
EhEhEh...

Como bem sabes, subescrevo-te inteiramente!

19/2/06 4:48 da tarde  
Blogger MariaCareto said...

sentei-me para almoçar e tive que desligar a televisão

como é que num estado laico passam todo o "santo" domingo a mostrar às gentes a transladação de um cadáver?

raios partam esta m...

19/2/06 7:19 da tarde  
Blogger Cadelinha Lésse said...

Merda... podes dizer, Domina!!!

19/2/06 8:24 da tarde  
Blogger Unknown said...

Com caixões a fazerem percurssos a pé, é natural haver ampla cobertura televisiva! Não é coisa que se veja todos os dias!

:)

19/2/06 9:40 da tarde  
Blogger paulo said...

Não é religião: é banda desenhada; lembram-se de uma história do Tintin em dois volumes, o segredo do Licorne e o tesouro de Rackan, o Terrivel? Eram 3 miniaturas de um barco ( os pastorinhos ) deixadas a 3 irmãos ( o clero, a nobreza e o povo ) e que só juntas revelariam a localização de um tesouro fabuloso ( a redenção total e absoluta da pátria )? Tintin peregrina pelos mares, Lúcia junta-se aos distantes primos, três Licornes navegando sob o sol do meio dia, e chove, chove e o sol não dança. E a cobertura jornalística ( Lésse, estes jornalistas cobrem ou foram cobertos? ) a incensar como insensatos, e a lágrima, meu Deus, a lágrima de Roberto Leal, sempre leal ao seu estilo e à Virgem. Razão tinha o Professor Tournesol "sempre para Oeste". É que foi um faroeste.

20/2/06 11:31 da manhã  
Blogger pisconight said...

Acho que nisto estamos todos de acordo!! Basta!!
Da-se!!
;)

21/2/06 3:46 da tarde  
Blogger mixtu said...

faço minhas as tuas palavras, ...

22/2/06 7:17 da tarde  
Blogger GNM said...

Então miuda???

Nada de novo?

Fica bem...

23/2/06 3:30 da manhã  
Blogger maresia said...

ajuda-me, eu não tenho televisão... que se passou neste dia?

28/2/06 11:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home