sábado, junho 25

E lá vão três... pedidos


Beija-flor ou colibri, tanto se lhe dá… é o pássaro mais pequeno do mundo. Em várias cores, desenha no ar coreografias agitadíssimas, de tão irrequieto que é. Não vamos aqui explorar as razões de lhe chamarem beija-flor. Não é, com certeza, por andar a carregar pianos! Há quem assemelhe este passaroco a um míssel alado e também não vamos aqui dissertar sobre isso.
O mais pequeno de todos é o beija-flor-abelha, encontrado em Cuba. Mede cerca de cinco centímetros, sendo que metade desse tamanho corresponde ao bico e à cauda, e pesa em média seis gramas. Nos antípodas (falamos de tamanho, obviamente), temos o beija-flor-gigante, que vive na América do Sul e chega a medir 20 centímetros.
A velocidade e a agilidade no voo são as suas características mais marcantes. Têm asas que parecem invisíveis e, de tão rápidas, permitem ao colibri ser um animal destemido. Não raro, enfrenta pássaros 100 vezes maiores. Safa… Ainda a propósito das asas, ficam a saber que se movimentam em todas as direcções, porque os ossos são diferentes dos das assas das outras aves: são curtos e flexíveis.
Há cerca de 300 espécies de beija-flor. Tanto reside nas florestas tropicais como nos desertos, montanhas ou planícies. Até no Norte do Alasca, vejam bem… Onde quer que haja flores a abrir, lá vai o pássaro sugar o néctar que o alimenta.

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Cãotinuo e cãotinuarei (fiel como um cão) à espera de uma imagem do meu animal predilecto...
Cãopromissos são cãopromissos...

27/6/05 4:32 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Suspiro por uma hiena. Que ria. De mim que sou doido.

27/6/05 10:16 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ó Ademar: Já não me lembro se querias um bicho-homem, se um bicho-mulher, se uma bicha-homem... que era, afinal?

29/6/05 3:45 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home