quarta-feira, janeiro 11

Sofismas

Antigamente era habitual chamar as coisas pelos nomes. Os deficientes eram deficientes e não cidadãos portadores de deficiência, os cegos eram cegos e não invisuais (coisa que, aliás, nem gostam que lhes chamem), os pobres que vivem debaixo da ponte eram pobres que vivem debaixo da ponte e agora dão pelo nome de sem-abrigo. A sociedade inventou uma forma de branquear a verdade com nomes pomposos, como se isso melhorasse as condições de vida de alguém. Hoje, ao passar perto de uma obra com assinatura do arquitecto Álvaro Siza, reparei noutro sofisma: reconstrução do complexo habitacional… Imaginei que devia ficar mal associar nome tão sonante àquilo a que dantes se chamava bairro, pura e simplesmente, e que, mais tarde, veio a ter o nome de habitação social. O mais engraçado é que, por voltas e mais voltas que se queira dar, há coisas que não mudam. Tanta preocupação em arranjar uma designação honrosa e, afinal, aquele aglomerado de casas não deixa de chamar-se “Complexo Habitacional da Bouça”.

7 Comments:

Blogger paulo said...

Um nome boçal, admitamos. Deviam chamar-lhe complexo habitacional dos habitantes da provincia com dificuldade de adaptação ao viver moderno, p.ex..

11/1/06 4:38 da tarde  
Blogger greentea said...

É assim,tal como acabei de ler há pouco, retiram-se os galheteiros a bem da higiene e substituem-se por embalagens descartaveis... mas nada impede que o cozinheiro mije para dentro da panela

12/1/06 1:56 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Muito bem!
Concordo e aplaudo com as três mãos.
E confesso: muito portuguesmente, invejei a inspiração e a acutilância do teu "post"!!!!!

12/1/06 3:45 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Olha! O Ademar regressou... ele é citações na Imprensa, ele é entrevistas às televisões!... Já deves estar que nem podes, com tanta importância que te dão, homem! Tens 3 mãos?

Lésse

12/1/06 3:54 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Bouça pode ser um nome pouco elegante, mas sempre cheira melhor que em Leça...

13/1/06 2:54 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Eu até poderia cãocordar, anónimo! Mas, como não vivo lá, abstenho-me de falar do que não sei! Boa ideia, não???

Diverte-te e, se fores a Leça, aproveita e planta uma palmeira!

Lésse

13/1/06 3:11 da tarde  
Blogger GNM said...

Está muito bom.

Sorri...

15/1/06 1:28 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home