quarta-feira, maio 4

Que livros?

Ora bem! Como a malta não é de virar costas a desafios, aqui vai a resposta a um enviado pelo amigo Tito. Espero não desiludir ninguém!


Não podendo sair do Fahrenheit 451, que livro querias ser?
Que livro queria ser? Talvez um livro sobre tigres… e outros grandes felídeos. Adoro jecos, até tenho dois (eu própria sou uma cadelinha…), mas os tigres fascinam-me. Quem abrisse esse livro ver-me-ia saltar pela floresta, à procura do ignoto, à caça, à coca, disfarçada entre a vegetação também selvagem. Os tigres são camuflados por natureza, porque assim protegem-se dos outros predadores. Os tigres e afins também correm riscos, também se transformam em presas. Mesmo assim, preferem ser solitários. Como eu…

Já algumas vezes ficaste apanhadinho (a) por uma personagem de ficção?
Apanhada, apanhada, só mesmo pelas personagens de alguns dos melhores filmes que já vi. Se a referência é a personagens da literatura, então não posso dizer que tenha ficado apanhada. Mas gostei muito da mulher do médico, do “Ensaio sobre a cegueira”… lá vem o Saramago outra vez! Que querem? É o meu preferido e pronto. Gostei muito dela e do cão das lágrimas, sem o qual o papel dela não faria nem metade do sentido.

Qual o último livro que compraste?
“Manual de Direito Constitucional”, tomo V, de Jorge Miranda

Qual o último livro que leste?
Infelizmente, têm sido apenas livros que têm a ver com a escolinha…

Que livro estás a ler?
Os manuais do Jorge Miranda e a História do Direito Português, cujo autor agora me escapa…

Que livros (5) levarias para uma ilha deserta?
Levaria todos do Paul Auster. Os que li e os (poucos) que me faltam. Levaria todos do Saramago (idem). Adoro reler os livros que mais gostei de ler. A visão é sempre diferente. Há sempre algo de novo a descobrir numa segunda (ou terceira) passagem pelas letras velhas. Levaria, certamente, mais do que cinco!!!

A quem vais passar este testemunho (três pessoas) e porquê?
Ao Tito não vale a pena… Talvez ao Ademar, que devora tudo, seja livros, seja jornais…; à menina do Amor Maior, cujos gostos literários são (e viva a diferença) diametralmente opostos aos meus; à Zé… não sei bem do que ela gosta de ler e assim fico a saber!

4 Comments:

Blogger T. said...

Porque não és o "Sandokan, o Tigre da Malásia", do Emílio Salgari

4/5/05 7:09 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

He, He, He

4/5/05 8:46 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

A pedido, aqui vai: F***-s*, *ara**o, p*t* q **riu

5/5/05 4:16 da tarde  
Blogger T. said...

oh joel! olha ela!!!

5/5/05 4:18 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home