quinta-feira, junho 30

Hi, Hi... de hiena

Deve ser o necrófago mais engraçado do mundo, pois passa a vida a rir-se da desgraça dos outros. Hermafrodita nas horas vagas, a hiena não pertence à família dos canídeos nem à dos felídeos, embora até se assemelhe mais a estes do que aos outros. É, simplesmente, da sub-classe dos hieníedos, ou seja, tudo o que é hiena. E há várias: castanhas, malhadas, às riscas. Aquela que mais costumamos ver é a das pintas, ou malhada. Tirando essas pequenas diferenças na pelagem, a hiena, a bem dizer, é igual à hiena. Pesa entre 80 e 95 quilos, corre até 50 km/hora e aquilo que a torna um predador exímio é o facto de ter uma força descomunal naquela bocarra. Grandes maxilares, os dentes mais afiados entre os carnívoros terrestres e portentosos músculos no pescoço, uma mistela que faz com que seja capaz de ficar pendurada numa zebra só pelos dentes. Pois, tinha de ser, para roer ossos e tudo! Outra das características deste animal é que faz bem ao meio ambiente, fazendo desaparecer da face da terra tudo o que é bicho morto. Tem o inconveniente de cheirar mal (pudera!), é feia e os quartos traseiros descaídos dão-lhe aquele ar amarrecado. Vive em África e na Ásia. É bicho para viver em sociedade e não raro formam-se grandes grupos para ir à caça. Ou, noutras vezes, roubar a caça aos grandes felinos, como os leões. Quem ri por fim, ri melhor!

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

hi, hi, hi, hi, hi.

Um abraço (daqueles que postei no meu blog).
Doido

30/6/05 10:45 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Como não dá para ver a fotografia, gostava muito que o autor dissesse o que é que, na mesma (fotografia), está na boca da hiena. Isto tudo porque eu vi o filme Madagáscar 2, e lá na selva onde os animais estão, aparecem uns pequenos animais que se parecem com gazelas, mas minúsculos. E não são gazelas bebés. São do tamanho, por exemplo, vejemos, de um coelho, minusculos, e parecem gazelas, mas as gazelas bebés não chegam a ser tão pequenas quanto coelhos, são é magras. E nessa fotografia, preso nas mandíbulas do animal, parece mesmo um desses bichos adoráveis do Madagáscar, mas como não dá para ver... Gostava de saber se existe e se existe, como se chama, porque se existir porque é simplesmente o animal mais giro de todo o sempre. Disseram-me que eram capivaras, mas capivaras não tem nada a ver (eu estive a fazer pesquisas no Google). Ficava muito agradecido se dissesse o que era, ou que actualizasse a fotografia para que eu pudesse visualizá-la melhor.Muito obrigado

6/9/09 12:33 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Olha hô fulano ou fulana,o bicho que está na boca da hiena,na verdade é um filhote de antilope,você pode procurar no computador a palavra antilope que daí você encontra e percebe que é igualsinho.Eu tambem,no inicio achei que fosse uma ave,mas depois que eu reparei bem daí eu perdebí que é um antilope,e olha,muito inteligente da sua parte em falar que não é de modo algum uma capivara,você é uma pessoa muito bem observadora viu,você está de parabens.

5/11/09 1:59 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home