quarta-feira, março 30

Panthera tigris

Há tempos, talvez já tenha passado um ano, tive um desabafo com o meu amigo TT que o fez dizer qualquer coisa como isto: “Vai ver que dia destes tem um tigre em casa a arranhar-lhe a mobília”… Obviamente que a referência não era ao animal propriamente dito, mas não deixa de ser curioso como as temáticas por vezes são recorrentes, mesmo com outras pessoas. Se é possível estabelecer comparações entre humanos e felídeos, então eu sou tigre. Porque o tigre é um animal solitário, raramente é visto na companhia de outro tigre, tem muito de misterioso e uma beleza indescritível. Bom, não é, com certeza, neste parâmetro que me revejo, se bem que isso, para o caso, também não interessa nada (mais pareço a outra)!
Para quem, como eu, também é ou gosta do tigre, aqui ficam umas curiosidades sobre este predador.

Panthera tigris, assim se designa a espécie, é o maior dos felídeos, chegando os machos a atingir os dois metros de comprimento (sem contar com a cauda, que mede um metro). Caça sozinho, alimenta-se de uma série de herbívoros e gosta em particular do porco-espinho…
As crias só abrem os olhos aos 14 dias e mantêm-se sob a protecção maternal até aos 2 anos. Quando têm seis meses, o seu tamanho assemelha-se ao de um cão. Ao fazer um ano, já têm o tamanho de um leopardo adulto.
Das oito subespécies que havia, apenas subsistem cinco: tigre de Bengala, tigre da China, tigre da Sibéria, tigre de Sumatra e tigre da Indochina.
O tigre pode viver até 20 anos e enfrenta qualquer animal, incluindo o homem. Consegue saltar nove metros em superfícies planas e cinco em altura. O maior encontrado até hoje foi um tigre da Sibéria, com 2,60 metros e 320 quilos.
O tigre só tem companhia em dois casos: para o acasalamento (o macho cumpre à risca… as suas leis territoriais, fazendo suas companheiras todas as fêmeas do seu território) e quando a mãe ainda não deixou as crias à sua sorte. Aliás, a única maneira de, obviamente à distância, se distinguir um macho de uma fêmea é pela presença dos filhotes.
As listas da cara do tigre são como a impressão digital de uma pessoa. Não há duas pessoas com a mesma impressão, assim como não há dois tigres com o mesmo padrão de listas. E, apesar do seu peso e tamanho, move-se com uma elegância extrema, não fazendo o menor ruído.
Os tigres são animais misteriosos, possuem códigos próprios e inúmeras maneiras de comunicar entre si.
Agora pergunto: será assim com os tigres humanos?
Nota: Continuo sem tigre a arranhar a mobília.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Não era o povo, essa entidade divina (omnipresente e omnisciente), que costumava proclamar que "quem não tem tigre, caça com gato"?...
Eu acrescentaria: quem nem gato tem, caça com "blogue"...
Hei-de cá vir mais vezes espreitar o movimento do zoo...
Parabéns pela "exposição", minha cara "repórter" de intimidades!

30/3/05 10:28 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Bondade sua, Ademar! Bondade sua... Esteja à vontade para espreitar, acompanhar, divagar, caçar, enfim. Sirva-se!

31/3/05 1:02 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home